Os fantoches Bia e Zeca deram as boas-vindas aos alunos e conversaram com as crianças sobre cidadania, educação e a importância da leitura, em um clima de muita descontração e concentração também. Os alunos aproveitaram o evento para apresentar o resultado de várias pesquisas desenvolvidas em sala de aula sobre meio ambiente, reciclagem e sustentabilidade.
A estudante Viviam Izabel da Silva, de 10 anos, leu uma redação onde transmitiu aos colegas conceitos como a defesa do meio ambiente, por meio de um personagem indígena que protege a floresta lutando contra a desmatamento. Ana Beatriz Saraiva, 10 anos, junto com outros alunos, destacou a importância da reciclagem.
O pequeno Daniel, junto com o amiguinho Paulo, se destacaram na Ação Leitura. Ambos eram os mais extrovertidos da turma. Daniel disse que sempre frequenta a biblioteca. O que ele mais gosta de lê são as “revistinhas da Mônica” e disse que acha a biblioteca “muito legal, pois tem muitos livros”.
Simone dos Santos Rodrigues, 13, contou que gosta muito de livros, e que os pais dela sempre a incentivam com a leitura. “Aqui na biblioteca a gente sempre encontra livros interessantes, ainda mais agora com os livros doados pelo Livro Solidário”, contou.
Segundo a professora Lúcia Costa, atualmente cuidando da biblioteca, os livros doados vão ajudar a escola a realizar um sonho antigo:“Formar uma turma de contadores de histórias”, pontuou. “Esse é um sonho antigo que ganhou uma nova perspectiva com a parceria com o projeto Livro Solidário, que trouxe um teatrinho para a gente falar da importância da leitura para nossos alunos”, disse.
“É muito gratificante ver a alegria dessa garotada com os livros”, constatou a coordenadora do projeto Livro Solidário, Carmen Palheta. Ela informou que vai tentar viabilizar a revitalização do espaço para que os alunos tenham um ambiente mais agradável e aconchegante para as crianças desenvolverem o gosto pela leitura. “Para isso a IOE fez a doação de 200 livros para reforçar o acervo da escola e está com uma campanha para arrecadar livros, revistas e gibis novos e usados”, informou.
Além do Panorama XXI, o bairro da Terra Firme também vai ser contemplado com um Espaço de Leitura. “As obras arrecadadas vão compor o acervo desses dois novos espaços, além de abastecer os carinhos de leitura instalados nos hospitais da Santa Casa do Pará, Ophir Loyola e Jean Bitar”, confirmou a coordenadora. As doações podem ser feitas pelos telefones 4009-7800 e 4009-7847, ou entregues na sede da Imprensa Oficial, na Travessa do Chaco, nº 2271.
Texto: Ronaldo Quadros
Imprensa Oficial do Estado
Fotos: Lena Arruda
Nenhum comentário:
Postar um comentário