A aldeia
Nova Vista, onde está localizada a Escola Nossa Senhora de Fátima de turmas da
alfabetização ao 9º ano e Ensino Médio Modular (Indígena), será o novo ponto do
espaço literário do Livro Solidário. A aldeia é bem distante da capital
paraense e abriga descendentes de povos indígenas que habitavam a região do
Baixo Amazonas antes da colonização portuguesa.
Pela
primeira vez uma comunidade indígena vai receber o projeto. O acervo é
diferenciado com 400 obras de cunho diverso, mas o suficiente pra abrir o
imaginário das crianças. Além do acervo, a Imprensa Oficial do Estado,
coordenadora do projeto, ainda vai doar o material de identidade visual do
espaço Literário.
A aldeia
Nova Vista está situada à margem esquerda do rio Arapiuns, no município de
Santarém, região Oeste paraense. A entrega do acervo vai ocorrer durante o X
Salão do Livro do Baixo Amazonas, no Espaço Pérola do Tapajós, centro da cidade de Santarém. A entrega do acervo será dia 1º de dezembro,
às 17h, no estande da IOE, uma das patrocinadoras do Salão.
O projeto Livro Solidário é coordenado pela Imprensa Oficial do Estado
e Núcleo Articulação e Cidadania. Mais de 50 mil livros já foram entregues em
locais espalhados por Belém e alguns municípios do interior do Estado. Para o projeto chegar até a aldeia Nova Vista, de educação indígena, foi necessário uma boa
articulação entre a diretora de Documentação e Tecnologia da IOE e coordenadora do Livro Solidário Carmen Palheta, e a estudante Luanna Cardoso
Oliveira, acadêmica do grupo de pesquisa Lelit-Ufopa (Universidade Federal do
Oeste do Pará), moradora da aldeia.
A estudante
tinha a ideia de instalar o espaço de leitura para incentivar o hábito entre as
crianças da aldeia. “No local, moram 56 famílias com cerca de 230 pessoas e
havia necessidade de um espaço dedicado à leitura. Então, eu pensei na abertura
de um local assim. Ai eu fui pra Belém, e conheci o projeto da Imprensa Oficial. Agora,
estamos ganhando esse espaço. É a realização de um sonho”, festeja a estudante.
Texto: Ronaldo Quadros
Ascom IOE
Ascom IOE
Nenhum comentário:
Postar um comentário