sexta-feira, 9 de junho de 2017

Preventório Santa Terezinha ganha Espaço de Leitura da IOE

Apresentação de canto coral, jogral e teatro de bonecos marcaram a implantação, na manhã desta sexta-feira, 9, do Espaço de Leitura do projeto de incentivo à leitura, Livro Solidário, no Preventório Santa Terezinha, no bairro do Marco, em Belém.

O espaço recebeu 200 livros doados ao projeto, além de estantes e painéis com a identidade visual do Livro Solidário.  Coordenado pela Imprensa Oficial do Estado (IOE) desde 2011, o projeto é vinculado ao Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), e tem apoio da Secretaria de Comunicação (Secom), do governo do Estado.

Inaugurado em 1948, o Preventório atende a 120 crianças de 6 a 14 anos residentes, principalmente, dos bairros do Marco e Sousa. Ângela Farias, vice-presidente do preventório, contou que há cerca de quatro anos, o local vem passando por várias mudanças que culminaram com reforma e adequações físicas (ainda em andamento), além de parcerias com outros órgãos, como o Cesupa (Centro Universitário do Estado do Pará) e Senai.  “A parceria com o governo do Estado, por meio da Imprensa Oficial, se soma a esse esforço conjunto e a Sala de Leitura vem ao encontro do nosso objetivo que é o trabalho com o idioma Português e o reforço por meio da leitura”, observou.

A pequena Eloísa Sena Alcântara, de 11 anos, foi uma das alunas que integrou o coral que entoou músicas de Tom Jobim, Toquinho e Roberto Carlos. Estudante do 5º ano, ela disse que ficou emocionada ao se apresentar pela primeira vez em público. “Eu gosto muito de ler e sempre estou visitando a biblioteca”, contou.  

Aline Dantas, mãe da aluna Letícia Dantas, 6 anos, apresentou, junto com a filha, um teatrinho de bonecos que foi bastante aplaudido. Aline participou da oficina de contação de história ministrada pela cantora e escritora Bia Bedran, na XXI Feira do Livro, em uma promoção da IOE. 

“Eu peguei muitas dicas com ela. Nós estamos dando vida à leitura pra criança poder se interessar pelo livro. Tem que ler com emoção; aí a criança vai querer aprender mais e se interessar pela leitura”, pontuou Dantas.

“O Livro Solidário entra como mais um parceiro do Preventório. É mais um passo que o Livro Solidário dá cumprindo o objetivo de oferecer acesso à leitura para crianças e adolescentes que têm poucas condições de comprar um livro”, exemplificou a coordenadora do Livro Solidário, Carmen Palheta.


O presidente da Imprensa Oficial do Estado, Cláudio Rocha, falou aos alunos sobre a importância da leitura para o desenvolvimento e aprendizado dos estudantes. “O futuro que vocês escolherem para suas vidas passa pela leitura. Quanto mais vocês lerem, melhor compreensão do mundo vocês terão. E a leitura vai ajudá-los a escolher o melhor caminho”, ensinou.

Texto e fotos: Ronaldo Quadros
Ascom Imprensa Oficial do Estado






Nenhum comentário:

Postar um comentário