quarta-feira, 8 de junho de 2016

Sarau finaliza com mostra de trabalhos de estudantes na Feira do Livro

O Sarau Literário envolveu alunos de cinco escolas estaduais de Belém que nessa sexta-feira, 03, apresentaram na Feira Pan-Amazônica do Livro os resultados de suas pesquisas, no auditório Benedito Nunes. Os projetos “Livro Solidário” e Pan-Amazônica nas Escolas”, que são produzidos por uma parceria entre a Secult e a IOE foram as principais ações realizadas durante esse período.

“Esse projeto não existiria se não fossem os alunos e diretores, o Sarau é apenas o resultado de um trabalho que já está sendo feito há muito tempo e que depende prioritariamente deles”, conta Carmem Palheta, diretora do IOEPa. “Procuramos fazer esse trabalho para estimular nas crianças as manifestações artísticas por meio da leitura. Além do Sarau, estamos lançando o ‘Baú do Sarau’, que é uma coletânea dos livros produzidos na última edição”, diz.

As apresentações no Sarau envolveram desde danças até a interpretação de histórias e teatro de fantoches. Para Ercília de Oliveira, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Panorama XXI é uma alegria poder ter essa parceria com o projeto. “É importante envolver as crianças em algo assim, estimula a leitura, as crianças leem mais e conhecem os autores, é um novo mundo para eles”, explica.

Jamille Santos, da Escola Estadual Associação Cristã do Benguí, participou da apresentação baseada no livro “Procura-se um escritor”. “Senti vergonha quando estava lá apresentando, mas foi legal fazer a peça e aprender sobre o livro”, diz a menina.

“Um projeto como esse é grande. A Feira reuniu 400 mil pessoas e mesmo em tempos difíceis o Governo do Estado apoia, pra que a gente faça acontecer essa grande festa literária. Isso tudo por que acreditamos em vocês, estudantes e jovens leitores”, afirmou Ana Catarina Brito, diretora de cultura da Secult.

Por: Isabela Quirino
Secretaria de Comunicação
Fotos: Fernando Sette










Nenhum comentário:

Postar um comentário