quarta-feira, 8 de junho de 2016

Escritor Celso Sisto participa de Sarau Literário com alunos da Cabanagem

Os alunos da Escola Estadual Panorama XXI tiveram um encontro especial, na manhã desta sexta-feira (03), com o escritor e contador de histórias Celso Sisto, especialista em literatura infanto-juvenil e autor de 80 obras, a maioria voltada a crianças e adolescentes. Sisto visitou uma unidade de ensino do bairro da Cabanagem para participar do Sarau Literário, uma programação da Feira Pan-Amazônica do Livro, realizada em parceria pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Imprensa Oficial do Estado (IOE).

No Sarau Literário, estudantes da rede pública de ensino têm a oportunidade de conhecer mais de perto as obras dos escritores regionais e nacionais e participar de encontros com esses autores. Na ocasião, os alunos da Escola Panorama XXI mostraram de forma lúdica o que aprenderam sobre os livros pesquisados de Celso Sisto.

Eles apresentaram poemas, números com fantoches e dramatizações das obras “O casamento da Princesa”, baseado em um conto popular da África Ocidental que foi recontado pelo autor, e “A compoteira”, onde Sisto narra as lembranças de uma senhora de 82 anos. As apresentações emocionaram o escritor.

“Cada vez que a gente vai a uma escola, onde os alunos realizaram um trabalho prévio, se envolveram com a história, fizeram suas releituras, a emoção é inigualável. Isso é o que nos alimenta e vai ficar perdurando por um tempo. Espero que esse sentimento não se dissipe nunca”, descreveu Sisto.

Vitor Gabriel Ferreira, aluno da 7º ano, quis saber como foi a primeira criação de Sisto. O autor contou que aos 10 anos foi incentivado por uma professora de Língua Portuguesa, fazia diários para relatar tudo que havia feito no decorrer do dia e, em paralelo, também havia um caderno de aventuras, onde era motivado pela mestra a criar personagens, surgindo, assim, um primeiro experimento do autor, que hoje tem 80 obras publicadas.

Além de alunos e professores, participaram do evento a diretora da Escola Estadual Panorama XXI, Ercília Oliveira, a coordenadora da XX Feira Pan-Amazônica do Livro, Andressa Malcher da Fonseca e o diretor Industrial da IOEPa, Augusto Henrique da Silva Neto.

Por: Claudia Aguilla
Secretaria de Comunicação








Nenhum comentário:

Postar um comentário