terça-feira, 3 de maio de 2016

Espaços de Leitura do Livro Solidário já se mobilizam para Sarau Literário

Faltando praticamente um mês para a realização da segunda edição do Sarau Literário promovido pela Imprensa Oficial do Estado e Secretaria de Estado de Cultura (Secult) - evento que faz parte dos projetos Livro Solidário e Pan-Amazônica na Escola -, alunos e professores já começam a se mobilizar para criar atividades com base em leituras realizadas nos Espaços de Leitura do projeto Livro Solidário. 

O Sarau Literário vai acontecer no período de 30 de maio a 3 de junho, concomitante à XX Feira Pan-Amazônica do Livro, e tem como objetivo estudar a obra de escritores nacionais e regionais, com a finalidade de estimular cada vez mais o hábito da leitura e, por meio dela, a produção de várias manifestações artísticas.
Baú do Sarau - O pontapé inicial foi dado no dia 18 de abril, quando as escolas, estimuladas pela coordenação do Livro Solidário, comemoraram o Dia Nacional do Livro Infantil, realizando diversas atividades de estímulo à leitura, já procurando integrar os alunos ao evento literário, cuja culminância acontecerá no dia 3 de junho, no Hangar. Nesse dia será lançada a coleção Baú do Sarau, resultado do evento de 2015, e apresentações do Sarau deste ano. Será no Auditório Dalcídio Jurandir, a partir das 16h, com entrada franca.

A Escola Estadual Mário Barbosa, do bairro da Terra Firme, é uma das escolas contempladas com o Sarau Literário. Os alunos já começaram a se debruçar na obra do escritor porto-alegrense, Luís Fernando Veríssimo que, por motivos de saúde, não poderá comparecer ao evento.
Já os alunos da Escola e da Associação Lar de Maria, em São Brás, montaram uma grande árvore, cujos frutos são os livros. A ação faz parte do projeto Pé de Livro, mantido pela escola como forma de incentivar o hábito pela leitura de forma lúdica. A escola vai receber o escritor e desenhista Ziraldo, como atração do Sarau Literário no dia 3 de junho.

Os alunos da Escola Estadual Associação Cristã do Benguí, também começaram a trabalhar a obra do escritor paraense Daniel Leite que no dia 31 de maio estará na escola prestigiando o Sarau Literário.
No bairro da Cabanagem, professores incentivaram os alunos da Escola Estadual Panorama XXI a começarem o estudo da obra do escritor carioca Celso Sisto que estará presente no Sarau Literário que será realizado na escola no dia 3 de junho. Mesmo não possuindo Espaço de Leitura do projeto Livro Solidário, a escola é parceira do projeto e pelo segundo ano consecutivo vai participar do Sarau Literário. “Ficamos muito felizes de ver o engajamento dos professores e alunos depois que sugerimos que eles produzissem alguma ação para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil. Isso cria uma grande expectativa para o Sarau”, observou a técnica do projeto Livro Solidário Lucila Girão.

SERVIÇO:
Evento: Sarau Literário
Promoção: Governo do Estado, por meio da Imprensa Oficial do Estado e Secretaria de Estado de Cultura, com os projetos Livro Solidário e Pan-Amazônica na Escola.
Período: 30 de maio a 3 de junho de 2016
Locais: Escolas parceiras do projeto Livro Solidário

Texto: Ronaldo Quadros
Ascom Imprensa Oficial do Estado

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário