segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Livro Solidário oferta Oficina de Desenho para alunos de escola pública

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Panorama XXI iniciaram nesta segunda-feira, 10, a Oficina de Desenho ministrada pelo artista visual Wilson Levy Dias da Silva, que vai até a próxima quinta-feira 13, na Biblioteca da Escola.

A oficina é um desdobramento do Sarau Livro Solidário e terá como base para a criação dos desenhos o livro ‘A Floresta Maldita’, escrito pelas alunas Gisele Pinheiro e Evily Hamilla Vermonth, apresentado durante o Sarau realizado no primeiro semestre deste ano. Os desenhos vão ilustrar o livro que será editado pela Imprensa Oficial do Estado (IOE), em parceria com Secretaria Estadual de Cultura (Secult).
A história envolve os personagens Carlos, Keila, Gabriel e Miriam que saem para um passeio de navio que afunda e acabam parando em uma ilha cheia de assombrações. Gisele Pinheiro de 10 anos, aluna do 5º ano, imaginou que a personagem Keila seria branca, de olhos azuis e cabelos com longas tranças. “É assim que eu imagino que ela seja”, contou. Assim como ela, os 17 alunos que se inscreveram na oficina, estão dando cara para as personagens.

Para iniciar a oficina, Wilson Levy mostrou para os alunos a diferença entre história em quadrinhos e ilustração e fechou os trabalhos em cinco momentos: conhecimento da história, criação das personagens, rascunho com lápis, arte final em preto e branco, e pintura dos desenhos.
“Eu não vou levar em conta a forma dos desenhos, mas focar na percepção que eles têm das personagens”, adiantou Wilson Levy. “A partir desta primeira aula é que vai ser possível definir quantas ilustrações podem entrar no livro”, acrescentou o ministrante.

Ministrante - Wilson Levy Dias da Silva é atuante nas artes plásticas e digitais, e graduando em Artes Visuais. Desdobra-se profissionalmente em múltiplos estilos e técnicas.Desenvolve trabalhos na tradicional categoria de Belas-artes; dos quadrinhos; de ilustrações; de caricaturas e animações digitais 2d. Ilustrador e cartunista do Diário do Pará entre 2012 e 2013. Ministrante de oficinais de Arte no Curro Velho em 2014.

Livro Solidário - O projeto Livro Solidário foi criado em 2003, na primeira gestão do governador Simão Jatene e retomado em 2011. Desde então, o projeto vem estimulando a leitura em várias comunidades e escolas da Região Metropolitana de Belém, o que já resultou na doação de aproximadamente 13.500 livros para mais de 30 instituições.
Confira galeria de imagens em https://www.flickr.com/photos/livrosolidario

Nenhum comentário:

Postar um comentário