Rosângela e Mariana Quaresma doaram 35 livros de literatura infanto juvenil para Campanha |
A cada campanha de arrecadação, o projeto Livro Solidário, coordenado pela Imprensa Oficial do Estado (IOE), conquista um número cada vez maior de doadores. Exemplo disso são os quase 1800 livros arrecadados durante a XVII Feira Pan-Amazônica do Livro. As doações foram estimuladas pela ação “Já leu? Não quer mais?” que teve que teve início no dia 26 de abril e foi até o dia 5 de maio.
A troca de livros usados por novos, editados pela IOE, superou as expectativas da coordenação do projeto, tanto pela qualidade, quanto pela quantidade do que foi arrecadado. Segundo a socióloga Lucila Girão, uma das coordenadoras do Livro Solidário, mesmo direcionada para o público infanto-juvenil, a arrecadação foi um sucesso. “Doar Livros quase sempre movimenta a sociedade. Muitas pessoas que têm publicações em casa para doar, mas a maioria gostaria de encaminhá-las para locais onde pudessem ser bem aproveitados”, destaca Lucila ao ressaltar que o projeto é o lugar ideal para isso.
A estudante Raíssa Ribeiro, ficou muito animada em participar da campanha e compareceu ao estande da IOE no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia –, com todas as suas revistas em quadrinhos. "Há muito tempo estava querendo doar minha coleção de gibis. Quando vi a reportagem na televisão, fiquei feliz em poder colaborar com a proposta do projeto", explicou.
Espaços de Leitura - Desde sua concepção, o Livro Solidário já implantou seis espaços de leitura na Região Metropolitana de Belém. Além disso, há uma previsão para que mais seis sejam inaugurados até o final de 2013, graças ao apoio dos parceiros institucionais e da sociedade que aderiram efetivamente às campanhas de arrecadação de livros. Para Carmen Palheta, diretora da IOE e coordenadora do projeto, “A essência do Livro Solidário é o voluntariado e quanto mais pessoas se sensibilizarem e doarem, mais leitores formaremos”, avaliou a diretora.
Idealizado pela primeira-dama do Estado, Ana Jatene, o projeto Livro Solidário faz parte do núcleo de Articulação e Cidadania, implantado em 2004. São parceiros do projeto as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof) e de Obras Públicas (Seop); Loteria do Estado do Pará, Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado e Sociedade Bíblica do Brasil.
Serviço - As doações podem ser realizadas na sede da IOE, na Travessa do Chaco, 2271. A cada cinco livros de literatura infanto-juvenil ou 10 gibis usados, a pessoa recebe, em troca, um livro editado pela IOE. Mais informações: (91) 4009-7847 e 4009-7800.
Texto: Keila Rodrigues
Foto: Coordenação Livro Solidário
Nenhum comentário:
Postar um comentário