terça-feira, 5 de junho de 2012

Livro Solidário participa de Feira do Livro Infantil

Foto: Livro Solidário
Ascom da Imprensa Oficial do Estado 
Texto: Keila Rodriges
 
A principal atração do evento foi o amor ao próximo, que alterou a
ordem dos fatos e fez do público parte do espetáculo da solidariedade

O projeto Livro Solidário participou, de 16 a 20 de abril, da “II Feira do Livro Infantil”, realizada pelo colégio Santa Rosa, em Belém, para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, que aconteceu no dia 18/04. A coordenação do projeto aproveitou o momento para ampliar a divulgação da campanha de arrecadação de livros entre os alunos daquela escola, instalando um ponto de arrecadação de livros no local da Feira.

Com a expectativa de aumentar o alcance da divulgação do projeto, a coordenação do evento distribuiu o material contendo todas as informações sobre o Livro Solidário e orientou os alunos sobre a importância da Campanha. Para Cássio Antônio Trindade, 14 anos, voluntário na biblioteca da escola, a experiência de praticar a solidariedade além de ser enriquecedora, também favorece todos os envolvidos. “É muito bom ajudar as pessoas a seguirem um bom caminho em suas vidas, além disso, quem ajuda também é beneficiado. Acho que se mais trabalhos assim existissem, o Brasil melhoraria muito, pois a educação é o principal caminho para a gente crescer na vida”, avalia o estudante.

O colégio faz parte do grupo de parceiros que apoiam o Projeto Livro Solidário desde 2011, quando ele foi reiniciado pelo Núcleo Ação e Cidadania, sob a coordenação da Imprensa Oficial do Estado. A diretora administrativa do Colégio, Irmã Leide Macedo, avalia que a parceria é importante para escola, considerando que o Projeto baseia-se em valores já trabalhados ao longo toda a sua existência. “Estamos muito satisfeitos com a parceria entre a escola e o Livro Solidário, haja vista que a proposta apresentada pelo projeto vai ao encontro do que já é trabalhado no cotidiano da família santarosense, ou seja, a solidariedade e a educação”, observou.

De acordo com Cláudia Oliveira, gerente da biblioteca do Colégio Santa Rosa, a iniciativa da organização do Projeto em promover uma pequena campanha de arrecadação durante a Feirafoi positiva, pois despertou o interesse dos alunos para o tema e fez com que eles aderissem espontaneamente à causa. “Ações solidárias já são incentivadas há mais de 10 anos na escola, sempre com a colaboração dos estudantes, pois aqui trabalhamos a formação integral de nossos alunos, e não apenas o lado educacional, mas também o lado humano”, ratificou.

Em apenas dois dias de Feira a organização do evento já havia arrecadado quatro caixas de livros. Ainda de acordo com Cláudia a campanha de arrecadação durante o evento foi um sucesso graças ao engajamentos dos alunos. “Entendemos que é muito importante incentivar nossos alunos a exercer a solidariedade colaborando para educação de crianças que não possuem as mesmas oportunidades que eles. Neste evento, houve até o caso de um aluno comprou um livro a mais para poder doar o outro”, ressaltou a bibliotecária.

Entre as principais atrações do evento que apresentaram-se, respectivamente, nos dias 16, 17 e 18, estiveram o lançamento do livro "A Menina e a Fofolete Azul" da escritora Bella Pinto; a apresentação da atriz Maria Borges com a personagem "Matinta Encantada" e o lançamento do livro "Lendas Amazônicas para Crianças" da escritora Nazaré Mello. Além dos lançamentos, outras publicações infantis doadas por editoras, estão à venda na Feira por um custo menor, e sua renda será destinada a instituições apoiadas pela Congregação Filhas de Santana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário