domingo, 4 de setembro de 2011

Imprensa Oficial narra sua história e recebe doações de livros


Foto: Rodolfo Oliveira/Ag. Pará 


Por Thiago Melo – Secom e Raphael Freire - Secult
A história de 120 anos do Diário Oficial do Estado do Pará está exposta na Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar. Um estande apresenta para os visitantes painéis que narram a formação do veículo que registra todas as resoluções do governo paraense, e apresenta livros e publicações realizados pela Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOE). No mesmo espaço, a campanha Livro Solidário estimula a doação de livros, revistas, gibis e outras obras, que servirão de acervo para espaços de leitura em bairros da Região Metropolitana de Belém com maior vulnerabilidade social.
Além de conhecer mais a história do Diário Oficial, o público tem acesso aos fatos mais relevantes da evolução deste veículo. Um informativo com a réplica da primeira edição do Diário é entregue aos visitantes, que também podem consultar livros ou comprar algumas publicações.
Entre os livros disponíveis no estande está “Waldemar Henrique – Canções”. A obra, editada pela IOE, conta a história do compositor paraense e traz as canções mais famosas e suas partituras. Os visitantes também podem encontrar publicações da Imprensa Oficial de outros Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Um dos destaques é o livro sobre os museus mineiros.
O funcionário público aposentado Ribamar Castro, 65 anos, considera indispensável a leitura do Diário Oficial do Estado e não esconde a satisfação em ver a história do veículo exposta na Feira do Livro. “É muito importante saber quais são as medidas tomadas pelo Estado. A maioria da população não tem o costume de fazer esta leitura, mas deveria. Esse espaço na Feira do Livro é muito importante, pois vai incentivar as pessoas a conhecer mais sobre o Diário Oficial e a lê-lo todos os dias”, disse ele.
Arrecadação - A campanha Livro Solidário existe desde 2004, quando foi lançada pelo Programa de Articulação pela Cidadania, coordenado pela primeira-dama do Estado, Ana Jatene. Atualmente, sob responsabilidade da IOE, a meta é superar o sucesso alcançado na edição anterior, quando foram arrecadados 55 mil títulos. O objetivo é atender um número maior de comunidades com os espaços de leitura.
“Quanto menor o poder aquisitivo de uma pessoa, mais difícil é o acesso dela ao conhecimento presente nos livros. Então a nossa intenção é democratizar a leitura, para que jovens e crianças carentes possam também fazer uma viagem pela imaginação”, ressaltou Cláudio Rocha, presidente da IOE.
O estande da Imprensa Oficial na Feira do Livro está funcionando como ponto de arrecadação de livros até o final do evento. Posteriormente, as doações poderão ser feitas na sede da IOE, em escolas e outras entidades parceiras da Campanha.

Confira a Galeria de Imagens



Serviço: Campanha Livro Solidário. Doações: estande da Ioepa na Feira do Livro e na sede do órgão, localizado na Travessa do Chaco, 2271. Mais informações: (91) 4009-7841/ 4009-7807 ou http://www.livrosolidario.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário