sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Campanha Livro Solidário comemora sucesso de arrecadação

Durante a Feira do Livro, foram recebidas mais de duas mil publicações 

Ascom IOE

Com menos de um mês de lançamento, a campanha Livro Solidário já é considerada um sucesso. Essa é a avaliação feita pela coordenação da campanha que contabilizou mais de dois mil livros arrecadados, somente durante a Feira Pan-Amazônica do Livro que durou dez dias. “A 2ª edição da campanha superou nossas expectativas, pois o fato de havermos agregado seu lançamento à feira fez com ela fosse crescendo e ganhando mais visibilidade”, comenta a diretora do Diário oficial e uma das coordenadoras da campanha, jornalista Carmen Palheta. Ela observa que a cobertura dada pelos veículos de comunicação de grande audiência, além de reportagens e entrevistas em sites, blogs e nas redes sociais também foram fundamentais para atingir esse patamar. 

Entre os livros doados, estão publicações didáticas, além de obras literárias infanto-juvenis, clássicos, enciclopédias, livros técnicos das áreas de saúde, informática, pedagogia, psicologia, direito, dentre outros, e periódicos diversos. Agora, a campanha dá início à segunda etapa de execução, que consiste, entre outras ações, agregar mais parcerias, com o intuito de promover a seleção, limpeza e higienização e catalogação das obras. “Concomitante a essa ação, a Imprensa Oficial do Estado continua recebendo doações na sede, enquanto vamos agregando novos parceiros que irão, aos poucos, aderindo à campanha como postos de arrecadação”, ressalta Carmen Palheta 

Origem – O Livro Solidário surgiu em 2004, quando foi coordenado pelo Programa de Articulação pela Cidadania, tendo à frente a primeira-dama, Ana Jatene. Nesta edição, a ideia é replicar o êxito alcançado que conseguiu aumentar o acervo de dez espaços de leitura na Região Metropolitana de Belém, atendendo a um número maior de comunidades com a instalação de outros espaços de leitura. Para Ana Jatene, a responsabilidade social e a possibilidade de dar acesso ao conhecimento, contando com a parceria da própria comunidade, é um compromisso não apenas do governo, mas de toda a sociedade. Daí a doação de livros ser, também, um mecanismo que estimula essa participação. 

A campanha está sendo organizada em núcleos de trabalho compostos por equipes multidisciplinares, responsáveis pelo planejamento e execução de todas as etapas do projeto, até que os livros cheguem ao destinatário - Núcleo Receptor -, ou seja, o centro social onde será implantado o Espaço de Leitura e Saber. Todas as ações serão acompanhadas pelos organizadores e coordenadores da campanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário