terça-feira, 16 de abril de 2019

Escola homenageia Monteiro Lobato na entrega de Espaço de Leitura


O escritor Monteiro Lobato foi homenageado nesta terça-feira, 16, pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Maridalva Pantoja, durante a entrega do mais novo Espaço de Leitura do projeto Livro Solidário, coordenado pela Imprensa Oficial do Estado (IOE).

A escola que atende cerca de 300 alunos do 1º ao 5º ano, com idades entre 6 e 12 anos, foi toda decorada com desenhos feitos pelos alunos e professores baseados nas histórias contadas nos livros do escritor, que no próximo dia 18 faria aniversário e cuja data deu origem ao Dia do Nacional do Livro Infantil.

Segundo a professora Kelly Amaral, os alunos leram os livros do escritor, principalmente o Sítio do Pica Pau Amarelo, em que eles se basearam para criar os desenhos que foram expostos.

“Todos os alunos se envolveram nas atividades. Os do primeiro ano desenharam o saci e a cuca, os do segundo leram a vida e obra do Monteiro Lobato, os do terceiro e quarto anos fizeram desenhos, e os do quinto ajudaram na decoração da escola”, contou a diretora da instituição Patrícia Regina Pinto.

Gustavo Lima Silva, de 11 anos, leu uma redação que ele fez sobre a vida do escritor e comparou com a família dele. “A Dona Benta parece com a minha mãe que faz a comida lá de casa”, contou arrancando risadas do público. Ele disse que gosta de ler gibis e histórias pelo celular.

“Eu tenho minha carteirinha da biblioteca e gostei muito de um livro de lendas que peguei pra ler”, contou a aluna Lana Cristina Souza, de 10 anos, aluna do 5º ano.

Espaço de Leitura - Um acervo de cerca de 200 livros e três estantes, foram doados à escola pela Imprensa Oficial do Estado, por meio do projeto Livro Solidário, para a montagem do Espaço de Leitura Livro Solidário, que vai funcionar na biblioteca da instituição.

“A ideia da gente é trabalhar mais com o livro para que ele seja um instrumento de transformação e conhecimento e que chegue cada vez mais, a mais pessoas. E a doação dessa biblioteca comunitária para a escola, facilita o acesso à leitura. É um esforço que estamos fazendo e que vai ser incrementado ainda mais quando a nossa editora estiver funcionado” pontuou o presidente da IOE, Jorge Panzera.

O evento encerrou com a participação do projeto bombomLER, que encantou os alunos com a encenação da “História Engatada” que alerta as crianças sobre os cuidados com os animais.  

Texto e fotos: Ronaldo Quadros






Nenhum comentário:

Postar um comentário