terça-feira, 18 de setembro de 2018

Livro Solidário vira referência de incentivo à leitura


Alunos da Escola de Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora do Carmo, no bairro do Tapanã, em Belém receberam um Espaço de Leitura do projeto Livro Solidário. O Espaço que passa a funcionar na Biblioteca Maria do Carmo Santos Simões recebeu um acervo de 800 livros de literatura em geral e gibis e vai beneficiar os cerca de mil alunos que estudam nos três turnos, além dos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A diretora da escola, Soraya Coutinho, louvou a parceria com a Imprensa Oficial do Estado, que coordena o projeto junto ao Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC). “Esse local vai se tornar um espaço de convivência, de desenvolvimento de projetos, e vai proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizagem. Como nosso bairro é muito carente, toda a comunidade agradece o fato de a escola receber esse Espaço de Leitura que vai ser de fundamental importância não só para a escola, como para toda a comunidade do entorno”, observou. Para a professora Célia Brabo, o espaço é “uma conquista que tem que ser celebrada, especialmente por incentivar a leitura dos nossos alunos”.

Na ocasião, alunos do 3º ano prestaram uma singela homenagem ao escritor Monteiro Lobato, arrancando aplausos do público presente, formado pelo corpo docente e discente, além de pais e mães de alunos. Ao pequeno Ryan Teixeira de Oliveira, de 9 anos, coube a responsabilidade de representar o escritor homenageado. Ele disse que não conhecia muito sobre Monteiro Lobato, mas depois da apresentação ficou sabendo que ele era o criador do Sítio do Pica Pau Amarelo.  Ele disse também que gosta de ler gibis e vai procurar conhecer outras histórias por meio dos livros que compõem a biblioteca.

Laura Layane Silva, 9,disse que está aprendendo a ler e acredita que os livros vão ajudá-la nesse aprendizado. A mãe dela, Luciane Silva, reforçou que a leitura é a base da educação e “ter um espaço como este aqui na escola vai ajudá-la não só como estudante, mas na sua formação como cidadã”, acredita.

Segundo a professora de língua portuguesa e outras disciplinas, Sandra Maria Gomes, o espaço vai contribuir com a alfabetização das crianças. “A criança que sabe ler sabe interpretar, pois a leitura é a base da vida”, pontuou. 

Para a diretora de Educação da USE 9, Milene Souza, os livros doados pelo projeto vão ajudar a escola e os alunos a aumentarem as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Na primeira escola da USE 9, onde foi implantado o Espaço de Leitura do Livro Solidário, houve um crescimento muito grande na nota do Ideb, e acreditamos que também deva acontecer o mesmo aqui na Nossa Senhora do Carmo, pois os professores estão empenhados nesse sentido”, pontuou.

Para a coordenadora do Livro Solidário e diretora de Documentação da Imprensa Oficial do Estado, Carmen Palheta, “quando se ajuda a implantar mais um Espaço, percebe-se que se torna uma atitude de valorização do livro como instrumento de transformação e inclusão sociais”.

Texto: Ronaldo Quadros
Fotos: Fernando Sette



Nenhum comentário:

Postar um comentário