sexta-feira, 8 de abril de 2016

Luís Fernando Veríssimo e Ziraldo vão participar do Sarau Literário

A Imprensa Oficial do Estado (IOE) e a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) lançaram nesta quinta-feira, 7, nas escolas estaduais Mário Barbosa e Lar de Maria, a segunda edição do Sarau Literário, que será realizado nas dependências das duas instituições entre os dia 30 de maio e 3 de junho, como parte da programação da XX Feira Pan-Amazônica do Livro. Além dessas, também receberão a programação do Sarau as escolas Panorama XX, Associação Cristã do Bengui e Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), com a presença de escritores convidados da Feira do Livro.

Com o tema “Mostre até onde a leitura é capaz de levar sua imaginação”, o evento se propõe a agregar atividades pedagógicas e produções artísticas a partir da leitura de obras dos escritores convidados. O resultado do trabalho produzido pelos alunos será apresentado à comunidade em geral sob vários formatos: poesias, contos, peças de teatro e desenhos, entre outras.

A programação do Sarau será concomitante ao período da Feira do Livro e ocorrerá nas dependências das escolas e instituições parceiras do projeto Livro Solidário, coordenado pela Imprensa Oficial e ligado ao Núcleo Articulação e Cidadania do Governo do Estado.

“Hoje foi dia de mostrar o material de divulgação do Sarau e informar os critérios do evento e nome dos escritores convidados”, explicou a técnica Lucila Girão, que integra a equipe do projeto. “A partir de agora vamos ficar em contato com as escolas e instituições parceiras para esclarecer todas as dúvidas, de forma que nos dias do Sarau as atividades ocorram sem nenhum atropelo”, completou.

Joelma Bastos, diretora da E.E. E. M. Mário Barbosa, localizada no bairro da Terra Firme, aprovou a indicação do escritor Luís Fernando Veríssimo para ser trabalhado pelos alunos da escola, que receberá a programação do Sarau no dia 30 de maio, a partir das 10h. Ela adiantou que entre as atividades programadas para esse dia estão uma peça de teatro e números de dança e música, inspirados nas obras do escritor. “Veríssimo é um autor bastante conhecido e que tem uma obra muito diversificada, o que nos dá um leque bem amplo de possibilidades para trabalharmos. Eventos como esse são muito bem vindos porque trazem um incremento à comunidade escolar, que é muito carente e precisa também ser alimentada de cultura e de atividades lúdicas”, avaliou a gestora.

A vice-diretora da Escola Estadual Lar de Maria, Socorro Catanhede, ficou emocionada quando soube que o escritor convidado para o Sarau na escola, no dia 3 de junho, será Ziraldo. “Fiquei muito feliz e a expectativa já está sendo muito grande em receber uma pessoa tão querida, tanto do público infantil como dos adultos. Vamos convidar toda a comunidade para recebê-lo em nossa escola”, informou.

Para a coordenadora do Livro Solidário, Carmen Palheta, o Sarau vai proporcionar ainda mais o estímulo à leitura nos espaços contemplados pelo projeto. “Além disso, a parceria da Secult fortalece e engrandece ainda mais a ação, para o bem de todas as crianças e adolescentes envolvidos e beneficiados com os Espaços de Leitura”.

Ronaldo Quadros
Imprensa Oficial do Estado










Nenhum comentário:

Postar um comentário