quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Escolas de Belém e do interior recebem doações do projeto Livro Solidário

A Imprensa Oficial do Estado (IOE), por meio do projeto de incentivo à leitura Livro Solidário, doou esta semana cerca de mil livros novos e seminovos para escolas de Belém e de Igarapé-açu.

A Escola Estadual Lar de Maria, em São Brás, recebeu na terça-feira, 23, cerca de 300 Livros didáticos novos, além de kits contendo cartolinas e outros materiais para uso da instituição em trabalhos pedagógicos.
Segundo a vice-diretora da escola, Socorro Catanhede, o material vai auxiliar no planejamento das atividades escolares e em outros trabalhos pedagógicos que são desenvolvidos na escola e na Associação Assistencial Lar de Maria, que funciona no mesmo endereço.

Já para a Escola Associação Cristã do Benguí, localizada no bairro de mesmo nome, foram entregues na quarta-feira, 24, 200 livros didáticos novos doados pela Tempo Editora ao Livro Solidário. A diretora da escola, Ana Raquel da Costa Ribeiro disse que os livros serão “melhor aproveitados pelo corpo docente, como um instrumento complementar no planejamento das aulas e outras atividades pedagógicas”.
Sarau Literário - Na ocasião, a coordenadora do Livro Solidário, Carmen Palheta, apresentou o projeto do segundo Sarau Literário, que será em seis Espaços de Leitura, durante a Feira Pan-Amazônica do Livro, em parceria com a Secretaria de Cultura – Secult, com o Pan-Amazônica na Escola. Uma versão final de todos os saraus vai acontecer no dia 3 de junho, das 16h às 18h, no Hangar Centro de Convenções, em Belém.

Interiorização – Cerca de 200 livros novos e seminovos também foram doados pelo projeto à estudante do curso de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará, campus de Altamira, Lívia Alves Ramos. Os livros serão utilizados pelos estudantes e moradores da comunidade Cajual, em Igarapé-açu. Segundo a estudante, com a ajuda dos moradores, ela está criando um Espaço de Leitura na Associação Cajuaçu, que fica na PA 127 Km 15 entre Igarapé Açu e Maracanã.
Lívia contou que na comunidade de Cajual cerca de 90% dos moradores não tiveram acesso à educação, e por meio do Espaço de Leitura ela acredita que pode mudar essa realidade, “principalmente das crianças”. “Eu estou oferecendo a oportunidade de eles conhecerem um novo mundo através da leitura”, acredita a estudante. “Quem dera que todo mundo que pudesse, disponibilizasse um pouco do seu tempo para ajudar o próximo. Essa foi a forma que eu encontrei de dar uma oportunidade às pessoas da comunidade para crescerem profissionalmente”, contou. Lívia disse que despois de formada pretende voltar a morar na sua comunidade de origem e implantar outros projetos voltados para a leitura.

“Nos sentimos gratificados quando recebemos a visita de pessoas como a Lívia, que lutam para melhorar a vida dos demais por meio a leitura. Essa é a meta do Livro Solidário”, acrescentou Carmen Palheta, coordenadora do projeto.





Texto: Ronaldo Quadros
Ascom Imprensa Oficial do Estado

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Imprensa Oficial interioriza ações do projeto Livro Solidário

Melgaço, Augusto Correa e Palestina do Pará foram alguns dos municípios paraenses que já receberam doações do projeto de incentivo à leitura Livro Solidário, coordenado pela Imprensa Oficial do Estado (IOE), ligado ao Núcleo Articulação e Cidadania (NAC) do governo do Estado.

No último dia 4, o município de Melgaço, situado no arquipélago do Marajó, recebeu da IOE cerca de dois mil livros infantil, infanto-juvenil e paradidáticos, que vão reforçar o acervo das bibliotecas e espaços de leitura das escolas do município. A doação fez parte do evento “Abraçando Melgaço” criado por empresários paraenses junto ao governo do Estado com a finalidade de melhorar a educação no município.

Já no nordeste paraense, o Livro Solidário entregou cerca de 200 livros para a biblioteca comunitária do município de Augusto Corrêa. Iniciativa pessoal do funcionário aposentado, Wilson Pereira e sua família, a biblioteca tem o objetivo de “proporcionar aos jovens da região, melhores oportunidades de educação, estímulo aos estudos, orientações sobre a importância da leitura, dentre outros”, informou Wilson.

A biblioteca foi inaugurada em janeiro e contou com a presença de mais de cem pessoas da cidade. Segundo o idealizador, a biblioteca teve boa aceitação por parte dos moradores e irá atender as necessidades dos estudantes que se ressentiam de um espaço alternativo para estudo e pesquisa.  

“Nós recebemos pedidos de doações de livros de diversos municípios, além da capital, e tentamos atender da melhor forma possível. Já estamos finalizando a seleção e listagem dos livros para compor o acervo da Biblioteca de Abaetetuba”, informou a coordenadora do Livro Solidário, Carmen Palheta. Ela destacou que iniciativas como a de Wilson Pereira, só reforçam a máxima de que ao fazer também a sua parte como cidadão, o resultado é positivo para todos. “Atitudes como a desse morador nos dão maior certeza de que estamos, aos poucos, auxiliando projetos que, apesar de aparentemente pequenos, geram grandes resultados sociais”, disse. Palestina do Pará recebeu cerca de mil edições doados pelo projeto Livro Solidário.
 


 

Texto: Ronaldo Quadros
Ascom Imprensa Oficial do Estado

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Município de Melgaço recebe ação integrada do governo

Uma ação integrada vai reunir diversos órgãos estaduais nesta quinta-feira, 4, durante o projeto “Abraçando Melgaço”, criado por um grupo de empresários mobilizados em torno do Pacto pela Educação no Pará, voltado à melhoria da educação no município.

A programação inicia às 9h, no Spazzio Show, e inclui várias atividades realizadas pelas entidades parceiras, como o Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), Secretaria de Educação (Seduc), Companhia de Habitação (Cohab), Imprensa Oficial do Estado (IOE), Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLU) e Prefeitura de Melgaço.

Na ocasião serão entregues cerca de 1.500 kits escolares para alunos das 50 escolas municipais das áreas rural e urbana, doados pela empresa Hydro. O material foi arrecadado durante o show da banda A-HA, ocorrido no município de Barcarena, no ano passado.

Serão também entregues certificados para 155 merendeiras das escolas que participaram dos três cursos realizados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e distribuídos 700 livros paradidáticos sobre cidadania, doados pela Editora Paulus ao Centro de Referência de Assistência Social do município.

Além desses exemplares, a Imprensa Oficial do Estado fará a entrega de cerca de dois mil livros infantis, infanto-juvenis e paradidáticos, doados por meio do Projeto Livro Solidário, com a finalidade de fortalecer as bibliotecas e espaços de leitura das escolas.

O presidente da Imprensa Oficial do Estado, Cláudio Rocha, disse que a participação da IOE nessa ação vem ao encontro do objetivo do projeto, que é estimular a leitura, principalmente entre as crianças. “Que os livros doados possam, realmente, contribuir para melhorar a vida de cada um”, externou.

Desde 2011 até hoje, já foram arrecadados cerca de 16 mil livros por meio do projeto, material esse que têm contribuído para equipar as bibliotecas escolares e outros espaços de leitura.
Para a diretora geral do NAC, Daniele Khayat, a ação em Melgaço representa um esforço conjunto de todos os organismos estaduais e municipais no sentido de colaborar com o desenvolvimento social do município, com serviços de cidadania e educação.

“Acreditamos que essa união só tem resultado prático se todos, governos e cidadãos, além da boa vontade e desejo de melhoria, somem suas expertises e exercitem a cidadania em todos os níveis. Esse é o sentido desta ação integrada”, conclui.

Ronaldo Quadros
Imprensa Oficial do Estado