quinta-feira, 5 de março de 2015

Imprensa Oficial lança Sarau e Campanha do projeto Livro Solidário

Foram lançados nesta quinta-feira, 5, na sede da Imprensa Oficial do Estado, o Sarau Livro Solidário e a Campanha de arrecadação de livros que fazem parte da retomada das atividades do projeto Livro Solidário. A campanha começa a ser veiculada a partir desta sexta-feira, 6, pela TV e Rádio Cultura do Pará.  O sarau ocorrerá no período da Feira do Livro, que começa no final de maio.
O lançamento contou com a participação da primeira-dama do Estado, Ana Jatene. Na ocasião, ela ressaltou a dimensão que o projeto ganhou depois que passou a ser coordenado pela Imprensa Oficial. Lembrou que o projeto foi criado em 2003, na primeira gestão do governador Simão Jatene e foi retomado em 2011. “Estou muito feliz de ver que esse projeto ganhou vida própria e que ganha, agora, mais uma ação importante: o Sarau que vai mobilizar alunos e professores”, destacou.
O presidente da IOE, Cláudio Rocha, destacou a importância do Livro Solidário que tem como foco o incentivo à leitura, principalmente entre alunos e professores de escolas e instituições públicas.  Durante o lançamento foram exibidos dois vídeos institucionais sobre os Espaços e Carrinhos de Leituras. “É muito gratificante ver a mudança que o projeto tem provocado nas pessoas que estão envolvidas com o objeto livro, principalmente por estar focado no voluntariado”, destacou. “A expectativa é muito grande com o Sarau que vai mobilizar os Espaços de Leitura e vai acontecer paralelo à Feira Pan-Amazônica do Livro, a nossa maior festa literária”, completou.
A vice-diretora da Escola Lar de Maria – uma das escolas participantes do projeto -, Socorro Cantanhede, informou que os professores e alunos estão preparando uma grande surpresa que será conhecida no dia 1º de junho, data em que será realizado o Sarau Livro Solidário na escola. “Na nossa escola, os livros doados pelo Livro Solidário atendem não só os alunos, mas também os pais dos alunos que são alfabetizados com a leitura dessas obras que eles levam para suas casas por meio de empréstimos”, contou.
O evento encerrou com uma apresentação artística da aluna da Escola Lar de Maria, Andreza Gomes de Lima, de 11 anos. “Essa é só uma pequena demonstração do talento que podemos descobrir com a realização do Sarau Livro Solidário”, comentou a coordenadora do projeto, Carmen Palheta.
Também estiveram presentes ao lançamento, além do presidente da IOE, Cláudio Rocha, a presidente da Funtelpa, Adelaide Oliveira; o presidente do Imetropará, Jorge Rezende; a diretora do Núcleo de Articulação e Cidadania, Danielle Kayath e a coordenadora do Livro Solidário, Carmen Palheta. Também estiveram presentes o diretor de Jornalismo da TV Cultura, Tim Penner, que coordenou o vídeo da campanha; as vice-diretoras da Escola Lar de Maria, Socorro Cantanhede e a da Escola Panorama XXI, Márcia Lobato; além de servidores da autarquia e outros convidados que também prestigiaram o evento.

O Sarau – Trata-se de um projeto  que  visa  estimular  a  realização  de  atividades  voltadas  para  a produção de poesias, contos, peças de teatro, desenhos e demais manifestações artísticas que sejam resultado da leitura de livros em sala de aula ou nos espaços de leitura já existentes. Toda essa produção será exposta à comunidade durante o Sarau, momento em que os alunos vão apresentar seus talentos sob vários formato. O evento vai no período da Feira  Pan-Amazônica do  Livro, entre os dias 1º a 5 de junho de 2015, nas dependências das escolas.

Fotos: Fernando Sette







Nenhum comentário:

Postar um comentário