quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Imprensa Oficial do Estado e Susipe assinam parceria para beneficiar Livro Solidário




Cerca de 3,5 mil pessoas serão beneficiadas pelo convênio assinado, na manhã desta quarta-feira, 2, entre Imprensa Oficial do Estado (IOE) e Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe). Os beneficiados são crianças, jovens e adolescentes atendidos nos seis Espaços de Leitura do Livro Solidário, projeto do governo do Estado, coordenado pela IOE.

A parceria, que tem como objeto a produção de mesas e cadeiras para os Espaços de Leitura, vai, por outro lado, incentivar a ressocialização dos detentos do regime fechado do Sistema Penal. São eles que irão produzir os móveis que serão alocados para os seis espaços já implantados pelo projeto. Eles trabalharão 8 horas diárias e, para cada três dias de trabalho, um será descontado da pena, conforme previsto na Lei de Execução Penal. Além disso, os internos serão remunerados por meio do convênio.

Segundo o presidente da Imprensa Oficial, Cláudio Rocha, a parceria representa a otimização de recursos públicos para promover a educação e a reintegração, à sociedade, de pessoas em regime de cumprimento de pena. “Com a iniciativa, todos ganhamos: o público do projeto Livro Solidário, que irá ganhar com o recebimento de mais cadeiras e mesas para os espaços de leitura; e os presos, que trabalharão com a certeza de que estarão contribuindo para a formação moral e intelectual de centenas de crianças e adolescentes”, avaliou.

A diretora do Diário Oficial do Estado e coordenadora do Livro Solidário, Carmen Palheta, também analisa que a união dos dois projetos sociais vai ao encontro das necessidades da comunidade, “haja vista que, no cerne de ambos os projetos, tanto do “Amigos do Saber”, da Susipe, quanto do Livro Solidário, existe a percepção de que, ao aliar esforços, boa vontade, bons projetos, podemos obter, ainda mais e melhores resultados das ações do governo”.

De acordo com o superintendente da Susipe, coronel André Cunha, a instituição tem se empenhado para investir cada vez mais na profissionalização dos presos. “Nossas marcenarias estão mais modernas e com mais capacidade de prestar um trabalho com qualidade e profissionalismo. Entendo, que mais ações como estas devam ser provocadas e espero que o Estado se torne nosso principal cliente, para desta forma, promover com mais rapidez e eficiência a ressocialização dessas pessoas”, salientou.

A partir da assinatura do Termo de Cooperação, a Susipe terá seis meses para entregar os produtos aos espaços. A ideia é que os internos responsáveis pela produção possam participar do momento de entrega dos móveis.

Ações


Além do convênio oficializado hoje, o Projeto Livro Solidário já doou acervo de livros para sete bibliotecas do "Projeto Arca da Leitura", desenvolvido pela Superintendência do Sistema Penitenciário.

Atualmente, cerca 20 mil pessoas são beneficiadas, direta e indiretamente pelas ações do Livro Solidário por meio da implantação de seis espaços de leitura na Região Metropolitana de Belém. O projeto também atendeu ao Hospital Ophir Loyola, doando 700 livros para pacientes e acompanhantes que ficam hospedados na Casa Ronald McDonald, além disso, contemplou com doações a Biblioteca Itinerante Hospitalar, da classe hospitalar da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana.

Serviço

As doações podem ser realizadas na sede da IOE, na Travessa do Chaco, 2271, bairro do Marco. A cada cinco livros de literatura infanto-juvenil ou 10 gibis usados, a pessoa recebe, em troca, um livro editado pela IOE. Mais informações: (91) 4009-7847 e 4009-7800.

Texto: Keila Rodrigues
Fotos: Fernando Sette


Nenhum comentário:

Postar um comentário