terça-feira, 27 de agosto de 2013

Projeto Livro Solidário recebe doações na Feira Pará Negócios


O projeto Livro Solidário, coordenado pela Imprensa Oficial do Estado (IOE), participou pelo segundo ano consecutivo da Feira Pará Negócios, que começou na última quinta-feira (22), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, e prossegue até domingo (25). O evento é organizado pela Associação Comercial do Pará (ACP).

Com o objetivo de arrecadar livros infantis, infanto-juvenis e revistas em quadrinhos, além de apresentar o resultado da implantação dos primeiros espaços de leituras subsidiados pela iniciativa, o projeto esteve no estande “Articulação e Cidadania”, onde foram apresentados os demais projetos do governo do Estado na área social.

Para Carmen Palheta, diretora do Diário Oficial do Estado e coordenadora do “Livro Solidário”, o espaço da Feira foi mais uma oportunidade para o projeto mostrar ao público o resultado de dois anos de atuação, além de arrecadar mais livros. “Sempre esperamos que, ao divulgar o projeto para públicos distintos, estamos também ampliando a possibilidade de adquirir mais livros e, ao mesmo tempo, contribuir para reforçar o espírito colaborativo dos cidadãos”, ressaltou Carmen Palheta.

Espaços de leitura - O projeto já implantou seis espaços de leitura na Região Metropolitana de Belém, beneficiando mais de 12 mil pessoas. Além disso, já foram contempladas com acervo de livros, sete bibliotecas do "Projeto Arca da Leitura", da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), beneficiando 6.604 internos, e ainda a Associação de Palestina do Pará, que desenvolve um trabalho social no município, localizado no sul do Estado, desde 2008, por meio de ações de sustentabilidade e de assistência, que beneficiam cerca de 7 mil habitantes.

O projeto Livro Solidário também atendeu ao pedido do Hospital Ophir Loyola, doando 700 livros para pacientes e acompanhantes, que ficam hospedados na Casa Ronald McDonald. Também foi contemplada a Biblioteca Itinerante Hospitalar, da classe hospitalar da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana.

Idealizado pela primeira-dama do Estado, Ana Jatene, o projeto Livro Solidário faz parte do Núcleo de Articulação e Cidadania, implantado em 2004. São parceiros do projeto as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof) e de Obras Públicas (Seop), a Loteria do Estado do Pará (Loterpa), a Susipe e a Sociedade Bíblica do Brasil. 

Serviço: As doações podem ser realizadas na sede da IOE, na Travessa do Chaco, 2271, bairro do Marco. A cada cinco livros de literatura infanto-juvenil ou 10 gibis usados, a pessoa recebe, em troca, um livro editado pela IOE. Mais informações: (91) 4009-7847 e 4009-7800.

Texto: Carmen Palheta
Foto: Fernando Sette Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário