sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Livro Solidário doa mais de mil livros à biblioteca de Palestina do Pará




Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 21/02/2013 às 14:56

O projeto Livro Solidário, da Imprensa Oficial do Estado, entregou nesta quinta-feira, 21, mais de 1.100 livros à Associação de Desenvolvimento Sustentável (ADSUSPP) de Palestina do Pará, município do sudeste do Estado, a 600 quilômetros da capital. A doação vai compor o acervo da biblioteca construída após a reforma do prédio da instituição. Entre os títulos doados estão livros didáticos, de ensino superior, técnicos e literaturas para crianças, jovens e adultos.

“Estamos muito felizes por colaborar com esta iniciativa. De ‘grão em grão’ estamos promovendo mais educação no Estado”, avalia o presidente da Imprensa Oficial, Cláudio Rocha. Além da doação à Associação, o Livro Solidário também implantou quatro espaços de leitura na Região Metropolitana de Belém, e ainda doou cerca de três mil livros à Superintendência do Sistema Penal (Susipe).

Iniciativa - A Associação desenvolve um trabalho social no município desde 2008, por meio de ações de sustentabilidade e de assistência que beneficiam cerca de sete mil habitantes. A iniciativa para a criação da ADSUSPP surgiu da própria comunidade de Palestina do Pará, com o objetivo de apoiar o poder público na promoção do desenvolvimento do município.

Para a tesoureira da Associação, Frankslane de Oliveira, 2013 será promissor, haja vista que projetos importantes serão colocados em prática ainda este ano. “Nosso objetivo com a implantação da biblioteca e garantir, sem restrições, o acesso das pessoas ao conhecimento”, comenta ela, que já foi presidente da associação por dois anos consecutivos.

Ainda de acordo com Frankslane, aproximadamente 70 pessoas frequentam o espaço diariamente e a tendência é que este número cresça substancialmente nos próximos meses. Com o início do funcionamento da biblioteca um dos projetos a serem colocados em prática será o “Dia de Leitura”, que terá atividades como apresentação de resenhas, redação e leitura de poesias. “Acreditamos que estas atividades irão aproximar ainda mais o nosso público da Associação, considerando o valor agregador da leitura”, observa.

Depois de muita expectativa, a biblioteca da Associação foi custeada com recurso próprio, o que chamou a atenção da coordenadora do Livro Solidário, Lucila Girão. “Essa interação que a ADSUSPP tem com a comunidade é muito positiva. Essa é a primeira vez que uma associação chega até nós com uma estrutura tão completa”, observa a socióloga, ressaltando a sinergia de propósitos entre os projetos. “É muito positivo quando estabelecemos parceria com alguém que persegue objetivos semelhantes aos nossos. Acreditamos que vai dar tudo certo e estamos aqui para apoiá-los”, completa.

Serviço: Idealizado pela primeira-dama do Estado, Ana Jatene, o projeto Livro Solidário faz parte do núcleo de Articulação e Cidadania, implantado em 2004. São parceiros do projeto as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof) e de Obras Públicas (Seop); Loteria do Estado do Pará, Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado e Sociedade Bíblica do Brasil. 

A iniciativa recebe também doações da população em geral, que podem ser feitas na sede da Imprensa Oficial do Estado, localizada na Travessa do Chaco, 2271. Mais informações: (91) 4009-7847 e 4009-7800 ou pelo email livrosolidario@ioe.pa.gov.br.

Texto / Fotos:
Keila Rodrigues - IOE
Fone: (91) 4009-7841 / (91) 8309-5953

Nenhum comentário:

Postar um comentário