Da Redação
Agência Pará de Notícias
Mais um Espaço de Leitura, vinculado ao projeto Livro Solidário, foi instalado na manhã desta quarta-feira (5) na sede da ONG Viva Mosqueiro. Cerca de 2 mil moradores da Ilha de Mosqueiro, conhecida pelos atrativos turísticos, serão beneficiados com o espaço, que conta com um acervo de 1.400 livros, incluindo enciclopédias, dicionários, literatura infanto-juvenil, livros didáticos do ensino fundamental ao médio, entre outros. São beneficiados professores, alunos e outros segmentos sociais.
Para o estudante Dailson de Almeida, 16 anos, o espaço de leitura será um incentivo a mais para a comunidade. “Gosto muito de participar das atividades desenvolvidas pela ONG. Além de me deixarem mais feliz, tenho a oportunidade de fazer coisas com que sempre sonhei”, disse Dailson, um dos adolescentes beneficiados pelas atividades oferecidas pela "Viva Mosqueiro". Ele aprendeu na entidade as técnicas para ser DJ, e hoje já anima festas, aplicando o que aprendeu.
O presidente da ONG, Paulo Roberto Lochard, ressaltou que, além do incentivo à leitura, são oferecidos cursos de capacitação profissional e atividades de geração de renda, como forma de auxiliar moradores da ilha a encontrar alternativas de trabalho. “O Espaço de Leitura veio para complementar nossas atividades. Aqui, ele terá duas funções fundamentais: promover o desenvolvimento das crianças que frequentam a ONG e servir para que as mães deixem seus filhos se capacitarem”, acrescentou.
Transformação - Um dos principais objetivos do projeto Livro Solidário é transformar a realidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio do incentivo à leitura e à educação. Para Cláudio Rocha, presidente da Imprensa Oficial do Estado (IOE), autarquia que coordena o projeto, este trabalho é fundamental para o desenvolvimento da comunidade. “É uma satisfação poder contribuir para o crescimento das pessoas, sobretudo por meio de uma iniciativa de fomento à educação, como o Livro Solidário”, frisou Cláudio Rocha.
O projeto Livro Solidário, idealizado pela primeira-dama do Estado, Ana Jatene, faz parte do Núcleo de Articulação e Cidadania e começou a ser realizado em 2004. São parceiros do projeto as secretarias de Estado de Educação (Seduc); de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), e de Obras Públicas (Seop); a Loteria do Estado do Pará (Loterpa); a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) e a Sociedade Bíblica do Brasil, além de doadores em geral.
Serviço - As doações podem ser feitas na sede da Imprensa Oficial do Estado, na Travessa do Chaco, 2271, bairro do Marco. Mais informações podem ser obtidas pelos fones (91) 4009-7847 e 4009-7800, ou pelo e-mail livrosolidario@ioe.pa.gov.br.
Texto:
Keila Rodrigues - IOE
Fone: (91) 4009-7841 / (91) 8309-5953
Email: keilar.jornalismo@gmail.com
Imprensa Oficial do Estado
Travessa do Chaco, 2.271. Belém-PA. CEP: 66093-410
Fone: (91) 4009-7860 / 7800 / 7801
Nenhum comentário:
Postar um comentário