quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Livro Solidário instala Espaço de Leitura em Mosqueiro




Da Redação
Agência Pará de Notícias

Mais um Espaço de Leitura, vinculado ao projeto Livro Solidário, foi instalado na manhã desta quarta-feira (5) na sede da ONG Viva Mosqueiro. Cerca de 2 mil moradores da Ilha de Mosqueiro, conhecida pelos atrativos turísticos, serão beneficiados com o espaço, que conta com um acervo de 1.400 livros, incluindo enciclopédias, dicionários, literatura infanto-juvenil, livros didáticos do ensino fundamental ao médio, entre outros. São beneficiados professores, alunos e outros segmentos sociais.

Para o estudante Dailson de Almeida, 16 anos, o espaço de leitura será um incentivo a mais para a comunidade. “Gosto muito de participar das atividades desenvolvidas pela ONG. Além de me deixarem mais feliz, tenho a oportunidade de fazer coisas com que sempre sonhei”, disse Dailson, um dos adolescentes beneficiados pelas atividades oferecidas pela "Viva Mosqueiro". Ele aprendeu na entidade as técnicas para ser DJ, e hoje já anima festas, aplicando o que aprendeu.

O presidente da ONG, Paulo Roberto Lochard, ressaltou que, além do incentivo à leitura, são oferecidos cursos de capacitação profissional e atividades de geração de renda, como forma de auxiliar moradores da ilha a encontrar alternativas de trabalho. “O Espaço de Leitura veio para complementar nossas atividades. Aqui, ele terá duas funções fundamentais: promover o desenvolvimento das crianças que frequentam a ONG e servir para que as mães deixem seus filhos se capacitarem”, acrescentou.

Transformação - Um dos principais objetivos do projeto Livro Solidário é transformar a realidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio do incentivo à leitura e à educação. Para Cláudio Rocha, presidente da Imprensa Oficial do Estado (IOE), autarquia que coordena o projeto, este trabalho é fundamental para o desenvolvimento da comunidade. “É uma satisfação poder contribuir para o crescimento das pessoas, sobretudo por meio de uma iniciativa de fomento à educação, como o Livro Solidário”, frisou Cláudio Rocha.

O projeto Livro Solidário, idealizado pela primeira-dama do Estado, Ana Jatene, faz parte do Núcleo de Articulação e Cidadania e começou a ser realizado em 2004. São parceiros do projeto as secretarias de Estado de Educação (Seduc); de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), e de Obras Públicas (Seop); a Loteria do Estado do Pará (Loterpa); a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) e a Sociedade Bíblica do Brasil, além de doadores em geral.

Serviço - As doações podem ser feitas na sede da Imprensa Oficial do Estado, na Travessa do Chaco, 2271, bairro do Marco. Mais informações podem ser obtidas pelos fones (91) 4009-7847 e 4009-7800, ou pelo e-mail livrosolidario@ioe.pa.gov.br.

Texto:
Keila Rodrigues - IOE
Fone: (91) 4009-7841 / (91) 8309-5953


Imprensa Oficial do Estado
Travessa do Chaco, 2.271. Belém-PA. CEP: 66093-410
Fone: (91) 4009-7860 / 7800 / 7801





Nenhum comentário:

Postar um comentário