sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Imprensa Oficial do Estado lança novas edições na Feira do Livro



Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 21/09/2012 às 18:12

A literatura paraense terá destaque, mais uma vez, no estande da Imprensa Oficial do Estado na XVI Feira Pan-Amazônica do Livro. Um exemplo é o livro “Visagem: Espanto no Rádio Paraense”, que será lançado terça-feira (25). De autoria da jornalista e pesquisadora paraense Sandra Garcia, o livro conta a história do programa “Visagem”, que a Rádio Cultura FM veiculou entre os anos de 2003 e 2010.

“Era um programa diferente de tudo aquilo que se tem ouvido até hoje no rádio, que unia poesia, músicas alternativas, terror, humor, mixagens e efeitos sonoros”, comenta a jornalista. Não por acaso, a data de lançamento coincide com o Dia do Rádio.

Ainda na temática musical, a Imprensa Oficial lança o livro “Memórias do Instituto Estadual Carlos Gomes”, outro destaque de grande importância para a cultura do Pará, considerando que a obra apresenta produções de pesquisadores como o musicólogo Vicente Salles e as professoras Ana Maria Adade, Lia Braga Vieira e Líliam Barros. O livro trata sobre a prática pedagógica musical do Instituto.

Das notas musicais ao universo dos números, a “Tabuada Colorida”, de Dilmar Batista da Cunha, promete encantar a crianças e adultos. O livro, já na 11ª edição, busca alternativas lúdicas para facilitar o aprendizado das operações matemáticas. Para isso, o autor transformou a tabuada tradicional numa divertida brincadeira, na qual as cores estimulam o raciocínio, transformando a dificuldade em prazer.

Outro livro na mesma linha infantil é o “Letícia Coça-Coça”, de Heliana Barriga, resultado de um projeto idealizado pela escritora na década de 1990, “quando lancei um CD contendo músicas infantis que cantavam a natureza”, conta. Para o presidente da Imprensa Oficial, Cláudio Rocha, o lançamento e reedição de obras estimulam a produção literária local. “A cada ano, procuramos melhorar nossas edições, primando pela qualidade das obras e procurando conversar com os autores para trocarmos ideias sobre a melhor forma de apresentação de seus conteúdos”, diz.

A terceira edição da coletânea “Atos dos Governadores”, do pesquisador Ribamar Castro, também será um dos lançamentos previstos no estande da Imprensa Oficial do Estado. O livro aborda os principais atos governamentais ocorridos na época do Estado Novo, instituído por Getúlio Vargas, e mostra desde os convencionais decretos instituídos pelos interventores federais no Estado do Pará até as mais excêntricas decisões tomadas pelos governantes da época, como a extinção do Diário Oficial, anunciada na própria publicação.

O projeto Livro Solidário, da Imprensa Oficial, também estará presente na feira, com uma campanha de arrecadação de livros infantojuvenis e gibis. Com um ano de existência e por meio da parceria firmada com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), o projeto inaugura, dias 26 e 27 deste mês e em 2 de outubro os três primeiros Espaços de Leitura.

O espaços vão funcionar na unidade de Benevides da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa); na Escola de Ensino Fundamental Associação Cristã do Benguí; e no Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ananindeua. A previsão é que até o fim do ano mais quatro sejam inaugurados. Ao todo, os seis espaços atenderão a um público de cerca de 15 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

Preferencialmente serão arrecadados livros infantojuvenis e gibis (novos ou usados). As doações podem ser feitas no estande da Imprensa Oficial do Estado na XVI Feira Pan-Amazônica do Livro ou junto à coordenação do projeto, na travessa do Chaco, 2.271, bairro do Marco.

Texto:
Keila Rodrigues - IOE
Fone: (91) 4009-7841 / (91) 8309-5953
Email: keilar.jornalismo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário