O projeto "Livro Solidário", coordenado pela Imprensa Oficial do Estado (IOE), recebeu, na manhã desta quarta-feira (4), 450 livros infantis, todos em braile, que foram doados pelas Centrais Elétricas do Pará (Celpa). As histórias de “A felicidade das borboletas” ; “Para dançar com os anjos” e “O grande dia”, da autora paulista Patrícia Engel Secco, abordam temas como cidadania, inclusão social e meio ambiente.
Os livros deverão atender aos Espaços de Leitura que já foram implantados pela IOE por meio do projeto, bem como a outros locais que necessitem de obras nessa versão. Parte delas serão encaminhadas à Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que os disponibilizará a escolas como a Álvares de Azevedo, que também já recebeu doações da Celpa. O objetivo é incentivar a leitura e a inclusão de crianças com deficiência visual.
O presidente da IOE, Cláudio Rocha, ressaltou que a doação dos livros vem ao encontro de outro projeto da Imprensa Oficial, que é produzir obras em braile. “Já adquirimos o equipamento que irá imprimir publicações em braile e estamos trabalhando para colocá-lo em funcionamento e, dessa forma, atender, também, a esse público”.
De acordo com a gerente de Comunicação e Marketing da Rede Celpa, Cláudia Michele, ações pequenas também têm o poder de transformar o destino de uma pessoa. “Achei o Livro Solidário um projeto magnífico, justamente pelo poder de inclusão por meio do acesso à literatura”, disse.
Ações
O projeto Livro Solidário já beneficiou mais de 20 mil pessoas com a implantação dos seis espaços de leitura na Região Metropolitana de Belém, além da doação de acervo de livros para sete bibliotecas do "Projeto Arca da Leitura", da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) e para a Associação de Palestina do Pará.
O projeto Livro Solidário também atendeu ao Hospital Ophir Loyola, doando 700 livros para pacientes e acompanhantes que ficam hospedados na Casa Ronald McDonald. Também foi contemplada a Biblioteca Itinerante Hospitalar, da classe hospitalar da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana.
Serviço:
As doações podem ser realizadas na sede da IOE, na Travessa do Chaco, 2271, bairro do Marco. A cada cinco livros de literatura infanto-juvenil ou 10 gibis usados, a pessoa recebe, em troca, um livro editado pela IOE. Mais informações: (91) 4009-7847 e 4009-7800.
Foto: Helton Lobão
Texto: Keila Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário