quarta-feira, 30 de maio de 2018

Sarau Literário leva escritores para dentro das escolas do Estado


A Imprensa Oficial do Estado (IOE) e a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) promovem, entre os dias 4 e 9 de junho, o Sarau Literário, que faz parte da programação da XXII Feira Pan-Amazônica do Livro.  

O evento realizado por meio do projeto Livro Solidário da IOE e o Pan-Amazônica na Escola, da Secult, terá a participação dos escritores Paulo Maués, Mary Del Priore, Celso Antunes e Daniel Leite.

A culminância do evento vai acontecer no dia 9, às 10h30, no Hangar, quando será mostrado um mix de algumas das apresentações que ocorreram nas escolas. A entrada é franca.

A abertura do Sarau Literário será no dia 4, às 9h, na Escola Álvaro Adolfo, do município de Ananindeua, que contará com a presença do escritor Paulo Maués. Os alunos, com a ajuda de professores e arte educadores, se debruçaram durante quase dois meses na leitura dos livros ‘Festa no Cemitério’, ‘A Loira do Banheiro’, e ‘História da Cobra Grande’, para poderem desenvolver as apresentações que prometem surpreender os convidados.

Os mitos amazônicos, a riqueza da oralidade, a diversidade de relatos e narrativas sobre o tema se transformaram em objeto de trabalho do pesquisador Paulo Maués Corrêa. Essa oralidade rica foi reunida pelo escritor ao longo de mais de duas décadas de pesquisa. Desde 1999, o autor estuda o universo das lendas da região e colhe narrativas de personagens que encontra em suas andanças pelo Pará.

Os socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) desvendaram a história narrada no livro ‘Relato de Um Certo Oriente’, do escritor amazonense Milton Hatoum, para apresentarem em formado de performance teatral, no Sarau Literário, no dia 5 de junho, às 9h30, no Teatro Margarida Schivasappa.

“As instalações cênicas que envolvem artesanatos, pinturas e desenhos, a performance teatral com a ideia central de uma colcha de retalhos, declamações de poesias , leituras dramática de poemas, teatro em movimento e a musicalização são as ações que desenvolverão a apresentação neste sarau”, explicou Marta Santos, coordenadora da Ação Talentos, da Fasepa.

Relato de Um Certo Oriente, de 1989, primeiro romance de Milton Hatoum, debruça-se sobre um tema bastante comum: a família e seus dramas. A procura por mostrar as dificuldades presentes na convivência diária de familiares e amigos entre si, com seus diferentes segredos e comportamentos, faz deste um grande enredo.

O romance mostra que o refúgio da memória é a interioridade do indivíduo, reduzido e isolado na sua própria história, quase que incomunicável com outro mundo que não seja o dele.

As verdadeiras histórias do país resgatadas pela escritora Mary Del Priore, serão destacadas pelos jovens atendidos pela Fundação Pro Paz na unidade da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFPA). O Sarau vai ocorrer no dia 06, às 9h, na Av. Presidente Tancredo Neves, 2501, no bairro da Terra Firme. Os jovens receberam como indicação de leitura o livro ‘Histórias da Gente Brasileira – Volume 1. Colônia’.

Ainda no processo de preparação dos jovens pro evento, eles participaram, no Museu de Arte sacra, da Igreja de Santo Alexandre, de uma palestra com o historiador Aldrin Moura de Figueiredo, sobre a obra da escritora visando à montagem de uma peça de teatro sobre a leitura indicada. Foi o momento dos alunos fazerem perguntas sobre a vida e obra da escritora.

Mary Del Priore nos presenteia, neste livro, com as verdadeiras histórias do país, aquelas que retratam intimamente a vida da gente brasileira. Nele, se descobre como as pessoas se vestiam, onde moravam, o que comiam, o que faziam para se divertir e tantos outros fatos “menores”, que muito dizem sobre elas – e sobre nós. Este é o primeiro volume da coleção “Histórias da gente brasileira” – focado na época do Brasil Colônia.

O educador Celso Antunes será o convidado da Escola Cônego Batista Campos, do bairro da Cabanagem, às 9h, do dia 7.  Os alunos receberam como indicação de leitura o livro ‘Sala de Aula e Futebol’ onde o escritor e educador procura mostrar a estreita relação entre o jogo e a aula e entre a rotina na escola e a emoção no campo, buscando fazer de cada leitor um protagonista capaz de pensar identidades e de transferir experiências.

O último dia do Sarau Literário vai acontecer no Preventório Santa Terezinha, no bairro do Souza, em Belém, com a participação do escritor Daniel Leite. O evento será no dia 8, às 9h. Dois livros do escritor foram sugeridos para que os alunos trabalhassem a leitura e pudessem fazer performances e leitura dramática, por exemplo.

‘A história das crianças que plantaram um rio’ é um livro para se ler como quem ouve uma história, daquelas encantadas que só as avós sabem contar. Um livro para acender a imaginação. “Uma narrativa-candeeiro para iluminar gente de todas as idades”, destaca o escritor na apresentação da obra. 

Já ‘A Menina Árvore’, conta a história de uma menina que, ao adormecer, ouve uma voz a convidando a “acordar para sonhar". “A menina sonha com passarinhos em seus cabelos, árvores que bailam e se entrelaçam, céu que vira mar e estrelas que viram baleias. As árvores bailarinas têm flores em suas mãos e braços que viram asas” pontua Daniel Leite.

SERVIÇO
04/06, 2ª feira, às 9h, Paulo Maués, na Escola Álvaro Adolfo, situada na Rua Magalhães Barata, Guanabara Ananindeua.
05/06, 3ª feira, às 9h30. Escritor Milton Hatoum, com socieducandos da FASEPA, no Teatro Margarida Schivasappa da Fundação Cultural do Pará.
06/06, 4ª feira, às 9h, com a presença da escritora Mary Del Priore. Fundação Pro Paz Ufra.  Av. Presidente Tancredo Neves, 2501,Terra Firme.
07/06, 5ª feira, às 9h. O escritor convidado será Celso Antunes na Escola Cônego Batista Campos, Rua Cônego Batista Campos s/n Cabanagem.
08/06, 6ª feira, às 9h, com Daniel Leite, no Preventório Santa Terezinha. Av. Almirante Barroso, 4352, Souza (Altos).

Ascom/IOE

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Obra de Mary Del Priore vai ganhar vida em Sarau Literário


As verdadeiras histórias do país resgatadas pela escritora carioca Mary Del Priore, serão destacadas pelos jovens atendidos pela Fundação Pro Paz na unidade da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em um Sarau Literário que será realizado no dia 6 de junho, às 9 horas,  na Av. Presidente Tancredo Neves (Perimetral), 2501, no bairro da Terra Firme.

O Sarau é um dos cinco saraus literários que fazem parte da programação da XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, realizado por meio do projeto Livro Solidário da Imprensa Oficial do Estado (IOE) e o Pan-Amazônica na Escola, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Os jovens receberam como indicação de leitura o livro ‘Histórias da Gente Brasileira – Volume 1,  Colônia’. Ainda no processo de preparação para o evento, eles participaram, no Museu de Arte sacra da Igreja de Santo Alexandre, de uma palestra com o historiador Aldrin Moura de Figueiredo, sobre a obra da escritora Del Priore. 
O objetivo é conhcer ainda mais a obra para produzirem o sarau.   

“Temos uma grande equipe envolvida nesse trabalho de preparação dos alunos para o Sarau. Os professores e arte-educadores dos Polos do Pro Paz têm realizado ensaios intensos com os alunos”, afirmou Luci Azevedo, coordenadora Geral do Propaz nos bairros, e organizadora do Sarau na UFRA. 



Ela explicou que o processo de preparação para o evento foi dividido em duas etapas: a primeira com a palestra do professor Aldrin Figueiredo que oportunizou aos alunos uma experiência de pertencimento e compreensão histórica da herança deixada por nossos antepassados. “A segunda está sendo feita com leituras, montagem da coreografia e do figurino”, pontuou.

SOBRE A OBRA
A obra de Mary del Priore  escolhida fala das verdadeiras histórias do país, aquelas que retratam intimamente a vida da gente brasileira. Nele, se descobre como as pessoas se vestiam, onde moravam, o que comiam, o que faziam para se divertir e tantos outros fatos “menores”, que muito dizem sobre elas – e sobre nós. Este é o primeiro volume da coleção “Histórias da gente brasileira” – focado na época do Brasil Colônia.

SERVIÇO:
Sarau literário da UFRA
Dia 06/06, 4ª feira, às 9h, com a presença da escritora Mary Del Priore. Local: Fundação Pro Paz UFRA.  Av. Presidente Tancredo Neves, 2501,Terra Firme.

Texto: Ronaldo Quadros- ASCOM/IOE
Fotos: Fernando Sette

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Obra de Milton Hatoum inspira socioeducandos da Fasepa


Os socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) estão desvendando a história narrada no livro ‘Relato de um Certo Oriente’, do escritor amazonense Milton Hatoum, para apresentarem em formato de performance teatral, no Sarau Literário, no dia 5 de junho, às 9h30, no Teatro Margarida Schivasappa.

O evento é organizado em uma parceria da Imprensa Oficial do Estado (IOE), por meio do projeto Livro Solidário, e a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do projeto Pan-Amazônica na Escola.

“As instalações cênicas que envolvem artesanatos, pinturas e desenhos, a performance teatral com a ideia central de uma colcha de retalhos, declamações de poesias , leituras dramática de poemas, teatro em movimento e a musicalização são as ações que desenvolverão a apresentação da Fasepa neste sarau”, explicou Marta Santos, coordenadora da Ação Talentos, da Fasepa.

Relato de um Certo Oriente, de 1989, primeiro romance de Milton Hatoum, debruça-se sobre um tema bastante comum: a família e seus dramas. A procura por mostrar as dificuldades presentes na convivência diária de familiares e amigos entre si, com seus diferentes segredos e comportamentos, faz deste um grande enredo.

O romance mostra que o refúgio da memória é a interioridade do indivíduo, reduzido e isolado na sua própria história, quase que incomunicável com outro mundo que não seja o dele.

SERVIÇO:
O Sarau Literário da Fasepa ocorre no dia 5 de junho, às 9h30, no Teatro Teatro Margarida Schivasappa. Uma segunda apresentação ocorrerá no dia 9 de junho, às 10h30, no Hangar.
Foto: Fernando Sette